O método Pilates
Escrito em 31 de Janeiro de 2021
O Método Pilates é uma técnica de condicionamento corporal que tem pontos em comum com a ginástica mas também apresenta muitas diferenças.
O CONDICIONAMENTO CORPORAL TEM EM CONTA TODAS AS CARATERÍSTICAS DE UMA PESSOA, DO SEU HISTORIAL FÍSICO. CADA PESSOA É DIFERENTE E, EM CONSEQUÊNCIA, NECESSITA DE UM PROGRAMA DIFERENTE E UMA ATENÇÃO DIFERENTE.
Além disso, o Método favorece mudanças corporais muito importantes, não só de caráter estético, mas também relacionados com a colocação e saúde da infraestrutura corporal. A sua prática regular proporciona um corpo muscularmente equilibrado e maximiza o potencial corporal de cada pessoa, ajudando também a curar lesões antigas ou recentes.
O VERDADEIRO MÉTODO É UMA TÉCNICA MUITO PRECISA E REQUER UMA FORMAÇÃO AMPLA E EXIGENTE. PILATES, APLICADO SEM CONSCIÊNCIA, SEM UM CONHECIMENTO COMPLETO E PROFUNDO DA SUA METODOLOGIA, PODE RESULTAR MAIS PREJUDICIAL QUE BENÉFICO.
Pilates posiciona-se entre a fisioterapia e o ginásio clássico, mas também oferece uma maneira de praticar desporto sem castigar o corpo.
O método apresenta uma gama de mais de 600 movimentos e posturas, alguns realizados em máquinas especificamente idealizadas para eles e para as características do Método, cujo objetivo é obter a harmonia e o equilíbrio corporal. Este é eficaz por si mesmo, pelo que não necessita de complementar-se com terapias ou outras disciplinas físicas.
Os 3 benefícios principais do Método são: Força – Flexibilidade – Controlo